Serviço de Apoio Domiciliário
É uma resposta social desenvolvida para prestar cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
Diretora Técnica
Ana Luísa Lacerda
Objetivos
São Objetivos desta resposta social:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cliente;
- Prestar aos clientes serviços que assegurem a satisfação das suas necessidades básicas;
- Prestar cuidados físicos e apoio psicossocial ao cliente, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
- Adotar princípios dietéticos de variedade e qualidade nas refeições servidas.
Acordo de Cooperação
Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, em 01/04/1998, para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, para 35 clientes.
População – Alvo
- Pessoas com 65 ou mais anos cuja situação não lhes permita permanecer no seu meio familiar.
- Pessoas com idade inferior a 65 anos em condições excecionais, a considerar caso a caso.
Horário de funcionamento
Dias úteis das 8h30 às 17h30
Serviços Prestados
- Confeção, transporte e distribuição de refeições, administração e acompanhamento das mesmas quando necessário, respeitando as dietas com prescrição médica;
- Cuidados de higiene e de conforto pessoal;
- Tratamento da roupa do uso pessoal do cliente (lavar, passar e coser);
- Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
- Atividades de Animação e Socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, motricidade, etc.;
Outros Serviços Disponíveis
- Aquisição de géneros alimentícios e outros artigos de 1ª necessidade e medicamentos;
- Entrega semanal de um litro de leite e de um pacote de bolachas;
- Apoio em deslocações ao exterior;
- Pagamento de serviços (água, eletricidade, telefone,…) nos CTT;
- Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio;
- Cuidados de imagem;
- Administração de medicação;
- Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos clientes;
- Transporte em ambulância.
Inscrição
Para efeitos de inscrição o Candidato deverá:
- Preencher o impresso – “ Inscrição do Candidato na Resposta Social”;
- Entrevista com a Diretora Técnica para avaliar se o Candidato cumpre os requisitos de admissibilidade.
Admissão
A Admissão é feita obedecendo a critérios predefinidos no Regulamento Interno.
Este processo cumpre orientações rigorosas e é elaborado com cuidado, profissionalismo e responsabilidade pela nossa Equipa Técnica, com parecer final da Direção.
Integração em lista de espera
Caso não seja possível proceder à admissão por inexistência de vagas, o Candidato será integrado na lista de espera, cuja gestão respeitará os mesmos critérios indicados para a Admissão.
O pedido de Admissão ficará em lista de espera durante o período de um ano.
Faça download da nossa ficha de inscrição aqui.